Bem-vindo ao blog Ler faz a minha cabeça!
Somos um grupo de professoras envolvidas no aprimoramento das competências leitora e escritora em contexto digital. Questões relativas à leitura/escrita e aos gestos de ler e escrever vêm sendo muito discutidas. Hoje, mais do que nunca, a formação de leitores/escritores competentes é fundamental em nossa sociedade que exige cidadãos aptos a desenvolver sua própria aprendizagem. Visite o blog Ler faz a minha cabeça e mergulhe num mundo inventado a partir da observação da realidade, pela imaginação do escritor. Você está convidado a caminhar conosco porque nosso desejo é que você leia e goste de ler. Que você aproveite e leia para alguém. Ou que simplesmente experimente o puro prazer de ler. Que esse blog seja seu companheiro e que ajude a construir na sua imaginação uma viagem que será só o começo de outras.

domingo, 9 de junho de 2013

Uma prática de leitura que está dando certo.

Leitura do texto literário
Agrupamento: narrar
Gênero textual: romance de aventura
Público - alvo: 6ª série/7º ano.

            Introdução
            Com essa proposta de trabalho, cuja finalidade é aprofundar o gênero narrar, os alunos podem desenvolver um rico processo de aprendizagem, assim como aprimorar o gosto pela leitura e a utilização de quatro atividades fundamentais, como ler e escrever; falar e escutar.
            Além disso, eles podem compreender que ler é um momento de diálogo entre leitor e autor e vice-versa, a partir de articulações de experiências e conhecimentos, das especialidades do texto e do autor, sobretudo as características do gênero e seu uso social.
            Recursos didáticos.
            Caderno de registro das aulas de Português, coletâneas (xérox) de capítulos do livro A ilha Misteriosa,Caderno do aluno, vol. 1, filme.
            Organização da sala de aula.
            Explicar para os alunos a finalidade da atividade, bem como o passo a passo;
            Distribuir os capítulos entre eles;
            Propiciar momentos de leitura em pequenos grupos (duplas/ trios), de leitura individual. Outros ainda em que todos da sala se envolverão de forma coletiva e ao mesmo tempo.
           Desenvolvimento da atividade / duração: (quatro sextas – feiras), equivalendo a seis aulas.
  1. Verificar a distribuição feita anteriormente, de modo que cada dupla tenha o seu capítulo.
  2. Começar o trabalho, solicitando que cada dupla leia seu capítulo, prestando atenção ao título e às ilustrações.
  3. Pedir para alguns grupos que falem sobre as análises feitas, procurando valorizar as suas hipóteses.
  4. Fazer com os alunos a relação das personagens, dos elementos ação, tempo, espaço. Esta lista deve constar no caderno de registro de cada aluno.
  5. Para servir de orientação, aprofundar alguns elementos do gênero romance da aventura, objetivando uma síntese da narrativa lida.
  6. Solicitar que escrevam a síntese no caderno e, em seguida, fazer uma roda de bate-papo. Este deve ser um momento de trocas, pois cada aluno deverá contar para os colegas o que leu.
  7. Para concluir, cada dupla ou trio deve produzir uma história, utilizando-se das anotações da etapa anterior, misturando as histórias lidas, de forma a criar uma nova história.
  8. Organizar uma roda de leitura com as produções dos alunos.

            Avaliação
            O professor poderá ao final discutir:

  1. O que sabem sobre temas de aventura;
  2. O que aprenderam;
  3. O que gostariam de ler;
  4. Como analisaram a roda de conversa.

            Bibliografia
            VERNE, Júlio. A Ilha Misteriosa, recontado em português por Carlos Heitor Cony, ediouro, 1972.
            DVD Narradores de Javé, filme dirigido por Elaine Caffé

Nenhum comentário:

Postar um comentário