Leitura do texto literário
Gênero textual: romance de aventura
Público - alvo: 6ª série/7º ano.
Introdução
Com essa proposta de trabalho, cuja finalidade é aprofundar o gênero narrar, os alunos podem desenvolver um rico processo de aprendizagem, assim como aprimorar o gosto pela leitura e a utilização de quatro atividades fundamentais, como ler e escrever; falar e escutar.
Além disso, eles podem compreender que ler é um momento de diálogo entre leitor e autor e vice-versa, a partir de articulações de experiências e conhecimentos, das especialidades do texto e do autor, sobretudo as características do gênero e seu uso social.
Recursos didáticos.
Caderno de registro das aulas de Português, coletâneas (xérox) de capítulos do livro A ilha Misteriosa,Caderno do aluno, vol. 1, filme.
Organização da sala de aula.
Explicar para os alunos a finalidade da atividade, bem como o passo a passo;
Distribuir os capítulos entre eles;
Propiciar momentos de leitura em pequenos grupos (duplas/ trios), de leitura individual. Outros ainda em que todos da sala se envolverão de forma coletiva e ao mesmo tempo.
Desenvolvimento da atividade / duração: (quatro sextas – feiras), equivalendo a seis aulas.
- Verificar a distribuição feita anteriormente, de modo que cada dupla tenha o seu capítulo.
- Começar o trabalho, solicitando que cada dupla leia seu capítulo, prestando atenção ao título e às ilustrações.
- Pedir para alguns grupos que falem sobre as análises feitas, procurando valorizar as suas hipóteses.
- Fazer com os alunos a relação das personagens, dos elementos ação, tempo, espaço. Esta lista deve constar no caderno de registro de cada aluno.
- Para servir de orientação, aprofundar alguns elementos do gênero romance da aventura, objetivando uma síntese da narrativa lida.
- Solicitar que escrevam a síntese no caderno e, em seguida, fazer uma roda de bate-papo. Este deve ser um momento de trocas, pois cada aluno deverá contar para os colegas o que leu.
- Para concluir, cada dupla ou trio deve produzir uma história, utilizando-se das anotações da etapa anterior, misturando as histórias lidas, de forma a criar uma nova história.
- Organizar uma roda de leitura com as produções dos alunos.
Avaliação
O professor poderá ao final discutir:
- O que sabem sobre temas de aventura;
- O que aprenderam;
- O que gostariam de ler;
- Como analisaram a roda de conversa.
Bibliografia
VERNE, Júlio. A Ilha Misteriosa, recontado em português por Carlos Heitor Cony, ediouro, 1972.
DVD Narradores de Javé, filme dirigido por Elaine Caffé
Nenhum comentário:
Postar um comentário